Cinema e Cultura Popular: 3ª Mostra Saci realiza sessão de filmes e roda de conversa
- Emerge UFF
- 2 de set.
- 2 min de leitura

Um encontro para ficar na memória! Unindo diversas narrativas folclóricas do imaginário popular a uma roda de conversa sobre produção audiovisual, a Sala de Cinema do IACS/UFF recebeu, no final de agosto, uma das sessões da 3ª Mostra Saci - Somando Arte no Cinema Independente 2025.
O projeto, que reúne obras audiovisuais de todo país que dialogam com o folclore e a cultura popular brasileira, traz as conexões com as raízes e os territórios. Integrando a 9ª edição do evento digital Somando Visões, organizado pelo grupo FOLCLORE BR, a Mostra contribui para a descentralização das narrativas e o estímulo à produção cultural.
A exibição trouxe algumas dessas obras gratuitamente para o público, que recebeu alunos do Pré-Vestibular Popular Escrevivência, e integrantes e convidados do curta-metragem “Era uma vez… Cordel”, como o diretor da obra, Bruno Rafael, o produtor André Victor e o cordelista e protagonista do filme, Manoel de Santa Maria.

A organização e condução da atividade ficou a cargo da doutoranda do PPGMC/UFF, Carolina Grimião, que também participou da curadoria dos filmes da Mostra. Este ano, o evento recebeu 193 filmes, dos quais foram selecionados 48 curtas-metragens vindos de todas as regiões do país, 16 estados e mais de 10 horas em uma diversidade de formatos e gêneros como animação, documentários, drama, suspense, fantasia e musical.
O evento foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF), do Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE) e do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF (IACS), por meio do Professor Adilson Cabral.
Para saber mais da Mostra Saci e do coletivo Folclore BR é só acessar www.folclorebr.com.br ou seguir no Instagram, na página @folclorebr.


Comentários