Domingos e sua relação com a cultura que o levou ao doutorado
- commovimentouff
- 14 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Domingos conta sua experiência no intercâmbio e quais foram as influências em seu tema de pesquisa

Domingos durante seu intercâmbio na Universidad de La Rioja
Por Mariana Trindade
Domingos de Almeida, doutorando do programa de pós-graduação em Mídia e Cotidiano IACS II - UFF, está produzindo a pesquisa “Construção das identidades culturais latino-americanas nas narrativas da televisión del Sur - teleSUR”. O tema leva para a reflexão sobre a construção social que os meios de comunicação fazem da realidade, e a relação que esse processo tem com com as identidades culturais que compartilhamos na América Latina. O tema foi escolhido por Domingos por conta da sua vivência que sempre foi rodeada de muita cultura.
“Sempre convivi em um ambiente que transpira culturas de todas as vertentes, como ator, dançarino popular e apreciador das manifestações culturais. A partir do ingresso na universidade acabei despertando o interesse para pesquisar esse tema. Minha principal referência, hoje, é Jesús Martín-Barbero, pelos aportes teóricos que ele tem sobre os entrelaçamentos entre culturas, meios de comunicação e resistências a partir da cultura popular”, conta o pesquisador.
O doutorando, que está na fase de escrita dos primeiros capítulos para apresentar em sua qualificação, acredita que a partir deste tema poderá compreender melhor como a teleSur constrói suas narrativas de reconhecimento das identidades culturais latino-americanas.

Domingos durante sua participação no SBPJor do ano de 2019
A pesquisa de Domingos tem como objetivo principal investigar como a teleSUR - la alternativa informativa para el mundo (Rede de Televisão Multiestatal da America) articula suas narrativas para abordar e construir as identidades culturais latino-americanas a partir de dois programas de jornalismo cultural da emissora: No son tuits son histórias e realidades.
Quando questionado sobre os maiores desafios que encontrou durante a realização do trabalho, Domingos relata que estudar culturas, por si só, é um grande desafio. Ele conta também que durante a apuração de sua pesquisa, ainda em fase inicial, teve algumas conquistas. Dentre elas, a de maior destaque foi a aprovação no doutorado. Além dos contatos e os diálogos com as pessoas que trabalham na própria teleSUR.
“Estudar culturas, por si, só, é um grande desafio. Inclusive, por não existir, na própria literatura um consenso sobre a conceituação. Em se tratando de América Latina, a diversidades e beleza das culturas que existe por aqui existe bastante cuidado na abordagem", afirma Domingos.
Diante a nova realidade do ensino a distância, o Almeida relata que ainda não se adaptou ao novo método de ensino, ainda que seu material de estudo esteja disponível nas plataformas digitais, ele alega que através da internet, sua compreensão acaba se restringindo ao ver, quando seria muito proveitoso também participar e entender na prática o seu material.
“Tenho tido bastante dificuldades nesse período. Me custa muito mais tempo para concentrar, realizar as tarefas. Eu pesquiso culturas, e não existe culturas sem contato físico, sem olho no olho, sem sorrisos. E isso a gente leva para a vida. Sou um pesquisador, mas antes disso, sou uma brincante das culturas. Mesmo nas correrias das pesquisas, eu sempre estava participando de alguma atividade cultural, agora estou restrito somente ao ver, e com a medição das ferramentas tecnológicas. Em termos de pesquisa, em si, não me atrapalhou, porque o material que analiso, está disponível no site da emissora".
Domingos tem grande anseio em fazer eu doutorado no estilo sandwich, mas aguarda as possibilidades diante a pandemia do novo coronavírus e a atual conjuntura do país.
Comments