top of page

Mestranda do Emerge participa de escola de verão no Peru

Atualizado: 27 de jul. de 2020

Apenas 50 estudantes de pós-graduação da América Latina foram selecionados para curso da Alaic

(Estudantes selecionados para a escola de verão Alaic l Foto: divulgação)


Cerca de 50 estudantes de mestrado e doutorado de vários países da América Latina participaram da VII edição da Escola de Verão da Asociación Latino Americana de Investigadores de Comunicación (Alaic), que esse ano aconteceu em Lima, no Peru. Entre os selecionados, estava a mestranda Jaqueline Suarez do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do Emerge.


O evento, realizado anualmente, aconteceu entre os dias 02 e 06 de março na Pontifica Universidade Católica do Peru (PUCP). O objetivo do curso é aperfeiçoar as pesquisas acadêmicas que estão em desenvolvimento por doutorandos e mestrandos, de modo a qualificar esses estudantes e promover um ambiente cooperativo e internacional.


Quase metade dos participantes desta edição da escola foram estudantes brasileiros de diversas regiões do país. Entre eles, a doutoranda Nayane Brito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estuda o radiojornalismo no Estado do Maranhão. Ela destaca a importância da escola para o amadurecimento da sua pesquisa.


Passar uma semana discutindo meu objeto de estudo, a metodologia, a maneira como eu devo lidar com os dados... Foi extremamente importante e acrescentou muito no meu trabalho, para a escrita da tese. Foram momentos de intercâmbio científico entre os professores que coordenaram o eixo, entre os colegas que estavam ali, atentamente, analisando nossos trabalhos. Foi uma experiência enriquecedora em termos de conhecimento científico, de troca de informações e, também, a oportunidade de ter contato com colegas de instituições de vários países.


(Reunião dos Grupos de Trabalho na PUCP l Foto: divulgação)


As atividades da escola foram dividas em dois momentos: pela manhã aconteceram painéis de discussão e a tarde ocorreram os debates por eixo temático. Nayane e Jaqueline participaram do mesmo grupo de trabalho – Cidadania, Interculturalidade e Comunicação Alternativa – coordenado pelos professores Gabriel Kaplún (Universidad de la República/Uruguai) e Luis Olivera Cárdenas (PUCP/Peru).


Para Jaqueline, mestranda da UFF e integrante do Emerge, a participação na escola foi uma grande oportunidade de intercâmbio pessoal e profissional. A pesquisa da estudante é centrada no processo de produção de coletivos de mídia independente, criados a partir de 2013 no Brasil.


Foi uma oportunidade muito positiva, tanto do ponto de vista pessoal, como acadêmico. Primeiro, porque nunca havia saído do país. Pelo lado da pesquisa foi bem importante poder dialogar sobre o meu tema professores e estudantes com experiências e perspectivas tão variadas. Voltei de Lima com muitas sugestões e críticas que ainda pretendo colocar em prática no desenvolvimento da pesquisa — contou Jaqueline.



Comments


Fale com a gente:

emerge@emerge.uff.br

Endereço: 

Rua Prof. Lara Vilela, 126 - São Domingos, Niterói - RJ - Brasil

© 2019 Comunicação e Movimento, EMERGE,  criado por Wix.com

bottom of page