top of page

Dissertação de Pesquisadora do EMERGE integra acervo da Unidos do Viradouro

Pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no PPGMC/UFF


Foto: Michele Dias


No último dia 23 de abril, a pesquisadora Carolina Grimião realizou a entrega da sua dissertação de Mestrado à escola de samba Unidos do Viradouro. Defendida em janeiro deste ano, a pesquisa tem como título “O Protagonismo das Escolas de Samba na Narrativa Audiovisual: Uma Análise Televisual sobre a TV Viradouro”, sob orientação do Professor Adilson Cabral, e traz a importância dos conteúdos audiovisuais carnavalescos produzidos e protagonizados pelas próprias agremiações enquanto narrativa, identidade e autonomia discursiva. 


Para o desenvolvimento da pesquisa, Carolina escolheu o canal do YouTube da Unidos do Viradouro, dentro do recorte da pandemia, para abordar os conteúdos que foram gerados no período. E como os formatos escolhidos representam um pioneirismo no nicho carnavalesco, analisando diversos pontos de produção que se assemelham ou são inspirados no formato televisivo, destacando o quanto o canal forma uma espécie de comunicação alternativa para o meio e os impactos desse movimento.

Foto: Michele Dias


Para a autora, que trabalha com a imprensa especializada de Carnaval há mais de 15 anos, é componente da Viradouro e foi repórter do canal em diversas produções, entregar a pesquisa à escola que foi a inspiração do seu trabalho, é o fechamento de um ciclo: “O nosso trabalho precisa devolver alguma coisa à sociedade. Em 2021 eu estava na quadra transmitindo a live da escolha de samba de máscara e com distanciamento social. Hoje estamos aqui celebrando o fruto de uma pesquisa que comprova a importância de todo esse processo”.


Durante a Feijoada de São Jorge da escola, a pesquisa foi recebida pelo Presidente de Honra da Unidos do Viradouro, Marcelo Calil, que se mostrou muito feliz com o trabalho e declarou que a dissertação vai integrar o Departamento Cultural da agremiação de Niterói: “Esse documento é de grande valia e vamos deixar disponível para quem quiser ter acesso. Esse é o primeiro trabalho acadêmico sobre a escola desde que cheguei e precisamos valorizar esse momento que a Viradouro está vivendo”.



Foto: Michele Dias


Além das contextualizações históricas do Carnaval com a mídia, as análises de conteúdo e produção, e o diálogo com autores que trazem a perspectivas de diversos conceitos relacionados à proposta da pesquisa, no trabalho constam ainda depoimentos importantes, como do Diretor Executivo da Viradouro, Marcelinho Calil; da Diretora da Muitamídia Comunicação, Alice Fernandes; do Diretor de Marketing da Liga Independente das Escolas de Samba - LIESA, Gabriel David; e da Diretora Executiva de Jornalismo da TV Globo - Editoria Rio, Tatiana Cavalcanti.


A pesquisa foi realizada dentro do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC / UFF), integrando o Grupo de Pesquisa do EMERGE.


Acesse o Instagram do Grupo de Pesquisa Emerge e saiba mais sobre as pesquisas desenvolvidas.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Podcast: o rádio expandido na EBC

Dossiê Novas Mídias Por : Akemi Nitahara Isabela Vieira Com 20 anos de história, uma mídia ainda pode ser chamada de nova? O...

 
 
 

Comments


Fale com a gente:

emerge@emerge.uff.br

Endereço: 

Rua Prof. Lara Vilela, 126 - São Domingos, Niterói - RJ - Brasil

© 2019 Comunicação e Movimento, EMERGE,  criado por Wix.com

bottom of page