top of page

Formação durante a pandemia da covid-19: expectativas e frustações

Atualizado: 13 de set. de 2021

Estudantes de todo país se dividem sobre formaturas on-line ou adiamento das comemorações.




imagem ilustrativa sobre formatura online


Por Anna Beatriz Cardoso


A pandemia do Covid-19 trouxe mudanças na dinâmica de vida das pessoas, e isso não foi diferente para os estudantes. Suas atividades precisaram se adaptar por conta do distanciamento social e não foi diferente com a formatura. O ambiente estudantil foi trocado pela casa dos próprios alunos, através de atividades remotas, dificultando a interação entre os mesmos.


A formatura é uma etapa fundamental na vida de uma pessoa, uma espécie de rito de passagem, pois ela marca o fim de um ciclo e o início de uma nova fase. Geralmente essa cerimônia é repleta de solenidades, homenagens e até festas, mas devido às adversidades enfrentadas pelo Covid-19, estes eventos não puderam ocorrer em sua forma habitual.


De acordo com pesquisas realizadas com estudantes do ensino médio e universitários, a expectativa de formação durante o ensino remoto é acompanhada de frustração. Porém, buscam-se alternativas para tornar mais agradável a todos.

As solenidades passaram a ser feitas de forma remota através de reuniões online, onde participam alunos, professores e familiares.



"A formatura é um momento necessário, que precisamos aproveitar como alunos antes de seguirmos nossos caminhos pela vida".


A falta de contato entre as pessoas dificulta esse processo, contudo iniciativas criativas tentam fazer com que esse momento não passe em branco. Uma delas é a formatura drive-thru, é uma alternativa para quem deseja celebrar a conquista do diploma. Formandos visitam familiares em seus carros levando lembranças como fotos, doces e brindes a fim de estabelecer contato emocional entre as pessoas.


Alguns alunos por sua vez optaram por adiar as celebrações para o pós pandemia. Para eles, a formatura remota não é uma alternativa e entendem que eventos presenciais agora não devem ser realizados. "A formatura é um momento necessário, que precisamos aproveitar como alunos antes de seguirmos nossos caminhos pela vida", afirma a ex-aluna do terceiro ano do ensino médio, Iris Harduim.


Apesar das festas serem almejadas, para os alunos a importância maior é a colação e a conquista do diploma, que representa todo um esforço, que abrirá portas para novas experiências. "A situação atual está muito crítica para se pensar em qualquer tipo de evento ou reunião presencial diante da crise sanitária que estamos vivendo", declara o aluno de jornalismo Luis Felipe Garbelini.






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Podcast: o rádio expandido na EBC

Dossiê Novas Mídias Por : Akemi Nitahara Isabela Vieira Com 20 anos de história, uma mídia ainda pode ser chamada de nova? O...

 
 
 

Comments


Fale com a gente:

emerge@emerge.uff.br

Endereço: 

Rua Prof. Lara Vilela, 126 - São Domingos, Niterói - RJ - Brasil

© 2019 Comunicação e Movimento, EMERGE,  criado por Wix.com

bottom of page