Dossiê - Direitos Humanos: Olho roxo foi prova de agressão à professora numa escola estadual do RJ
- commovimentouff
- 7 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Cancelamento de matrícula escolar faz docente vítima de aluno

Foto: Pixbay
A agressão de um aluno de 15 anos a uma professora, devido ao cancelamento de matrícula, em uma escola pública estadual, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na última quarta-feira de junho, fez uma professora de 33 anos de magistério, se afastar da profissão, por motivo de saúde.
Uma matrícula em uma outra escola, devido ao excesso de faltas do aluno, provocou um chute inesperado no rosto da professora, durante uma reunião entre o aluno, a mãe dele e a diretora da escola.
“A vítima, que prefere não se identificar, disse que o adolescente entrou na sala e a acusou de ser a responsável pela expulsão dele da unidade de ensino”, as informações são da R7.
“Eu estou com muito medo. Estou com vontade de sair do Rio de Janeiro e ir para algum lugar bem longe. Estou totalmente apavorada” – declarou a professora que não quis revelar a identidade ao G1.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), já em 2020, classificou o transtorno do pânico em um índice de acometimento de 2 a 4% da população, tornando a ansiedade, a segunda maior causa de incapacitação. Dentre as causas prováveis estão as questões sociais, psicológicas e comportamentais. Para a OMS, determinantes sociais de saúde (DSS), se refletem nas condições em que as pessoas vivem e trabalham. Informações do portal eurio.com.br
“A Secretaria Estadual de Educação emitiu nota e disse que o caso foi registrado na delegacia e o menor apreendido”. Dado do G1.
Artigo 3. Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Declaração Universal Dos Direitos Humanos de 1948.
Referências:
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
Por: Cristina Ramos
Este texto faz parte do Dossiê do Emerge de Direitos Humanos.
Comments