top of page

Integrantes do Emerge participam da X Escuela de Verano da ALAIC – 2024

Cintia Freire, integrante do EMERGE




Cintia Freire e Jader Damasceno, doutorandos do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense e integrantes do Emerge e orientados pelo Professor Dr. Adilson Cabral, tiveram suas pesquisas aceitas e apresentadas na X Escuela de Verano da ALAIC - 2024, que visa promover o debate internacional e interdisciplinar em torno dos estudos de comunicação na América Latina, abordando temas como Comunicação digital e jornalismo, comunicação e desenvolvimento, comunicação audiovisual e transmídia, teorias e métodos de comunicação. Este ano o evento aconteceu simultaneamente no formato híbrido com turmas presenciais na Universidade Andina Simón Bolívar, localizada no Equador, e salas online por zoom.



Jader Damasceno apresentou a sua pesquisa sobre “midi(ar)tivismo” com a perspectiva de comunicação popular e coletiva capaz de traduzir o cotidiano, vivências e experiências da vida prática na cidade de Teresina Piauí, capital do seu estado natal. Suas investigações tem como base a Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC), Estudos Culturais (EC) e Performances Cotidianas (PC), com o intuito de verificar se a população se reconhecesse como parte comunicante da cidade, no processo de transformação simbólica e econômica das cidades contemporâneas midiatizadas. Nesse contínuo processo de construção da ocupação e disputa dos espaços sociais por diferentes atores, quem pode tem direito a cidade, espaços comuns e as mídias?




Já Cintia Freire trouxe a temática da plataformização da vida cotidiana, no que se refere ao reordenamento da Globo frente aos novos entrantes na disputa pelo mercado televisivo, visto que a televisão tem um caráter institucional, de natureza industrial e mercadológica. Ela historicamente se apropria do senso comum para assemelhar-se ao cotidiano, através da linguagem visual atinge as audiências de forma massiva e instantânea, além de poder, ser segmentada e diversa.





Acesse o Instagram do Grupo de Pesquisa Emerge e saiba mais sobre as pesquisas desenvolvidas.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page