Eventos culturais retornam gradativamente
- commovimentouff
- 20 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2021
Eventos culturais tem alta procura com retorno das atividades

Acervo de Enzo Yuki
Por Anna Beatriz Cardoso
A arte e a cultura são fatores de extrema importância para a vida das pessoas. Durante a pandemia da Covid-19, a arte ajudou as pessoas a lidarem com as adversidades impostas pelo distanciamento social, que causou momentos de solidão e ansiedade. A falta dos encontros presenciais fez as atividades migrarem para o online através de lives, visitas e eventos.
A arte é maior do que só um momento, ela forma pessoas e as nutre. Assistir a um filme em sua casa, ler um livro ou escutar uma música são formas de consumir arte. Já existe um movimento de retorno presencial, seguindo todas as normas impostas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), pois há uma urgência de estar em contato direto com a arte e com suas significações.
Atividades como shows e peças de teatro retomaram no formato drive-in, em que as pessoas vão ao local e assistem aos espetáculos dentro de carros. Já as exposições, passaram a funcionar com agendamento de horário e capacidade reduzida. Timidamente as atividades tentam voltar à normalidade.
De acordo com pesquisa feita com moradores da cidade de Niterói para apontar seus interesses culturais a procura maior é por cinema e música. Apesar dessas atividades serem possíveis de realizar em casa, através das plataformas de streaming (Netflix, YouYube, Spotfy), o contato com amigos e pessoas, a sensação de estar junto e vibrando é sentida. "É isso que a arte faz, ela representa aquilo que a gente sente independente de ser bom ou ruim, ela está presente em todos os momentos da nossa vida. Gostando ou não, até quem diz não gostar de música ou arte, vai existir alguma que represente aquilo que se está sentindo. é isso que une as pessoas e por isso nos identificamos com isso”, declara o artista Enzo Yuki, vocalista da banda Mar Fechado.

Os artistas e produtores culturais passaram por grandes dificuldades no início da pandemia, já que por não conseguirem exercer seu ofício, sofreram por dificuldades financeiras. Para enfrentar este momento, a internet foi uma grande aliada para conseguirem trabalhar. Com criatividade e muita adaptação, os artistas tentam driblar a falta de contato direto com o público. “Muito de mim como artista se baseia em contato e afeto então o distanciamento afetou minha criatividade me fazendo ficar mais ansiosa e sem conseguir produzir com qualidade”, diz a aluna de artes da UFF, Patricia dos Reis.
Apesar de muitas vezes esquecida a cultura é vital para o ser e estar presente no cotidiano das pessoas. Com a pandemia perdeu-se o contato direto o que fez com que algumas pessoas refletissem pela sua importância. A atriz e professora de teatro Julia Gusmão relata a importância da cultura para as pessoas: “a cultura tentou ser parada e não foi, porque a arte resiste a tudo, ela é fundamental para o ser humano e às vezes não percebemos sua importância. Na pandemia eu tive momentos muito difíceis de tristeza e posso dizer que a arte me salvou. A arte é um lugar onde podemos ser nós mesmos, sem julgamentos!”.
Aos poucos as atividades culturais retornam e nota-se uma procura grande do público. As lives batem inúmeros recordes, exposições necessitam de agendamento prévio devido a grande procura e shows estão com ingresso esgotados antes mesmo de as datas serem confirmadas. Isso mostra que o público anseia pelo retorno das atividades culturais, por isso é necessário que o retorno seja feito de maneira planejada e segura para todos.
コメント