Integrantes do Emerge participam do Encontro Nacional de História da Mídia
- commovimentouff
- 23 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de ago. de 2023

Texto por: Akemi Nitahara
O Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi o anfitrião do XIV Encontro Nacional de História da Mídia, que ocorreu de 2 a 4 de agosto nas novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), no campus Gragoatá.
Com o tema “Democracia, História e Anistias nas Memórias das Mídias”, o encontro reuniu centenas de participantes, de todo o país, que se dividiram entre os nove Grupos de Trabalho, com mais de 150 apresentações de pesquisas, além dos painéis, rodas de conversa, lançamento de livros e 14 mini-cursos.
Pesquisadores do Emerge - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência - participaram em todas as frentes do evento, desde a organização até lançamento de livro.
Doutorando do PPGMC em seu primeiro ano de curso e integrante do Emerge, Jader Damasceno, afirma que sua participação no Encontro foi muito produtiva. Além de apresentar o trabalho "Rainha da Guerra: um outro modo de pensar a Comunicação Popular e os Cotidianos de Teresina/Pi", no GT de História da Mídia Visual, Jader atuou nos bastidores como voluntário.
“Tive oportunidade de conhecer pesquisadores referências na área e compartilhar com eles as minhas pesquisas desenvolvidas junto ao PPGMC e ao EMERGE. Além de apresentar trabalho, na ocasião pude colaborar com a organização do evento com atividades complementares e voluntárias. Como doutorando e pesquisador em construção, espaços como esse ajudam muito para o aperfeiçoamento pessoal e profissional”. A doutoranda do PPGMC Akemi Nitahara, outra pesquisadora do Emerge, apresentou o trabalho “A Rádio Nacional no Museu da Imagem e do Som”, no GT Historiografia da Mídia, e ministrou o minicurso “História das Agências de Notícias no Brasil: metodologia e fontes de pesquisa”, junto com o professor do PPGMC Pedro Aguiar e o estudante da graduação em Jornalismo João Pedro Sabadini.
“Eventos como o da Rede Alcar são sempre uma ótima oportunidade para trocar experiências com outros pesquisadores e se atualizar dos trabalhos que estão sendo feitos em todo o Brasil. Esta é minha terceira participação em eventos da Alcar e tem sido muito importante para difundir e registrar minhas pesquisas sobre a Empresa Brasil de Comunicação e seus veículos e a comunicação pública no país. Além disso, aproveitei muito os mini-cursos que fiz, sobre pesquisa em história oral e sobre jornalismo de dados. Vão me ajudar na minha tese e no meu trabalho como jornalista”.
Carolina Grimião, mestranda do PPGMC e integrante do Emerge, apresentou seu trabalho “Memória do Futuro: a construção das narrativas dos enredos das escolas de samba em vídeos-sinopses”, no GT História da Mídia Alternativa, e também ministrou um minicurso sobre a relação histórica do Carnaval com a Imprensa.
“Participar do encontro promovido pela Alcar na UFF foi uma oportunidade de grandes reencontros e trocas marcantes. No mini-curso, tive participantes de várias cidades e de colegas queridos da imprensa especializada, que vieram prestigiar e agregar a esse momento. E isso tudo acontecendo no novo IACS, com aquela vista deslumbrante e com a organização dos nossos colegas e professores. Sem dúvidas, foram momentos muito especiais”, destaca a mestranda, que está no segundo ano do curso.
O professor do PPGMC Pedro Barreto, que se integrou ao Emerge este ano, apresentou o trabalho “Comunicação, Democracia e Direitos Humanos: reflexões acerca das origens desse trinômio e suas implicações na contemporaneidade” no GT Historiografia da Mídia, ministrou mini-curso sobre o mesmo tema e lançou seu livro “Notícias da Pacificação: outro olhar possível sobre uma realidade em conflito” no evento.
“Minha participação no congresso da Rede Alcar foi muito importante, muito bom no sentido de dialogar e trocar com companheiros e companheiras que pesquisam, militam e trabalham de todas as formas possíveis em comunicação, no debate sobre história da mídia, democracia e direitos humanos, tema do curso de extensão que eu coordeno na UFRJ. Então foi, mais uma vez, uma oportunidade inestimável para trocar, para aprender e para amadurecer um pouco mais a minha pesquisa em curso sobre os diálogos e as relações possíveis entre essas três categorias: comunicação, democracia e direitos humanos”.
O coordenador do Emerge, Adilson Cabral, a pesquisadora do grupo Eula D.T.Cabral e a atual Mestre do PPGMC e integrante do grupo, Cíntia Augustinha Freire, apresentaram a pesquisa "A TV aberta e o brasileiro: mais que uma paixão nacional" no GT História das Mídias Audiovisuais. Analisam a televisão sob o ângulo da Economia Política da Comunicação, levando em consideração a regulação da mídia e o uso das novas tecnologias nas estratégias dos conglomerados midiáticos. Para Eula Cabral, "o evento representou uma oportunidade importante de visibilidade de pesquisas e trocas de experiências, possibilitando interações entre professores e estudantes que seguirão para além do evento".
Esperamos ansiosos pelos anais do Encontro da Rede Alcar, que virá recheado de artigos de integrantes do Emerge, em sua diversidade de pesquisas e temas.
Comments