top of page

Museus disponibilizam seus acervos para visitas virtuais

Atualizado: 23 de mai. de 2020

Tecnologia facilita acesso à cultura durante isolamento social


Por Thais Gesteira

A pandemia de Covid-19 mudou, drasticamente, todos os hábitos sociais. Nos últimos meses, a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é ficar em casa e evitar grandes aglomerações. Não à toa, museus muito importantes em todo o mundo fecharam suas portas por tempo indeterminado. Entretanto, graças à tecnologia, muitos deles disponibilizaram seus acervos virtualmente. Ou seja, é possível se conectar à arte e à cultura sem precisar levantar do sofá.


Diversos museus disponibilizam seus acervos virtualmente │ Foto: Reprodução/ Google Arts & Culture


A experiência virtual, obviamente, não se compara à experiência de estar nesses lugares presencialmente, mas há vantagens: não tem fila e é de graça. Além disso, as exposições online possibilitam que muito mais pessoas possam ter acesso aos espaços culturais: não é preciso cruzar o oceano para visitar o Louvre na França, por exemplo.

— Com as exposições virtuais, estou conhecendo diversos museus que nunca tive a oportunidade de visitar - e nem mesmo sei quando teria — conta a professora de artes Jociana Braga.

— Diversos alunos meus, de escola pública, estão podendo ir, enfim, a estes lugares e nem me refiro só aos europeus, o próprio MASP (Museu de Arte de São Paulo), que tem diversas obras incríveis. Muitos deles só poderão conhecer assim, pela internet — completa.

Abaixo, listamos uma seleção de museus em todo o mundo que disponibilizaram seus acervos ou, até mesmo, oferecem visitas virtuais em 360º. Além deles, uma dica valiosa para os amantes de arte é acessar o Google Arts e Culture, um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países que, utilizando tecnologia do Street View, oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo, em alta definição. Lá, você pode conhecer mais de 20 museus nacionais, como o MASP, o Museu do Amanhã e o Museu Oscar Niemeyer - localizado em Curitiba.


Google Arts & Culture é dica valiosa para amantes de artes │ Foto: Reprodução/ Google Arts & Culture


Para visitar cada museu, é só clicar no nome e você será redirecionado.


MUSEUS PELO BRASIL



Acervo do Museu Nacional está disponível no Google Arts & Culture │ Foto: Reprodução/ Google Arts & Culture


Vítima de um incêndio em 2018, a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina, foi eternizada pelo Google Arts Culture. Entre as peças de seu acervo, muitas eram exemplares únicos, como esqueletos de dinossauros, múmias egípcias, além de utensílios produzidos por civilizações ameríndias durante a era pré-colombiana. Virtualmente, além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 100 itens e 10 mostras, entre elas “Kumbukumbu: cultura africana”, “Brasil Indígena”, “Egito Antigo” e “Paleontologia”.


Plataforma eterniza exemplares perdidos em incêndio │ Foto: Reprodução/ Google Arts & Culture




Com seu vão gigantesco, o MASP é o cartão postal de São Paulo e foi o primeiro museu moderno do país. Além dos interiores do museu, você pode conferir mais de mil itens e mostras especiais.



O museu de artes visuais é dedicado à arte brasileira do século 19 ao contemporâneo. Além de conhecer os interiores do museu, você pode conferir mais de 500 itens e a incrível obra “Mestiço”, de Candido Portinari, em alta definição.

Obra de Portinari disponível na visita virtual à Pinacoteca │ Foto: Reprodução/Google Arts & Culture




O Museu Nacional de Belas Artes é o mais importante museu de arte do país. Reúne um acervo de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.




Um museu que é, antes de tudo, sobre a história do povo brasileiro e os mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible e pelo gol.




Espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design.

Museu do Olho também disponibiliza acervo online │ Foto: Reprodução/ Google Arts & Culture




O museu conserva um acervo de mais de 6 mil obras, entre pinturas esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas desde o século XVIII.




O museu oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos.


Visite o Museu do Amanhã sem sair do sofá │ Foto: Reprodução/ Museu do Amanhã





O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.



MUSEUS PELO MUNDO




Aproveite o passeio virtual para curtir detalhes das obras e corredores. O Louvre não está entre os melhores sites de museus virtuais, mas certamente está entre os melhores museus do mundo.


Exposições virtuais permitem conhecer museus do mundo todo sem sair de casa │ Foto: Reprodução / Louvre



Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos


Um dos maiores e mais completos museus da cidade de Nova York. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º.




Eternizado nas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o Art Institute of Chicago é um dos mais impressionantes museus da cidade e tem um dos melhores acervos do mundo, especialmente do período impressionista. São mais de 300 mil peças guardadas!




Virtualmente é possível visitar os salões que formam o museu e ainda ver com calma cada detalhe da Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo. Entre as obras de arte do Museu do Vaticano, podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros.


Conheça e veja cada detalhe da Capela Sistina em passeio virtual │ Foto: Reprodução/Museu do Vaticano




O Museu conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Na visita online, é possível assistir a diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, visitar a sala onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra.




Os maiores destaques do museu estão na sala dos povos mexicas (como os mexicanos se referem aos astecas). É nesta grande ala da exposição que se encontra a Pedra do Sol, mais popularmente conhecida como Calendário Asteca. No site do museu é possível ver detalhes do acervo e no Google Arts & Culture você consegue caminhar por entre os maravilhosos corredores.



Outros museus para você visitar online


Comments


Fale com a gente:

emerge@emerge.uff.br

Endereço: 

Rua Prof. Lara Vilela, 126 - São Domingos, Niterói - RJ - Brasil

© 2019 Comunicação e Movimento, EMERGE,  criado por Wix.com

bottom of page